13
Abr
10

Viagem pelos caminhos da memória


Tenho alimentado uma paixão pela fotografia vintage de estúdio e esta é uma das minhas favoritas. É do estúdio de Mercer & Co na High Street em Perth (página da cidade) e está em relativo bom estado de conservação embora já com algum mirroring (George Eastman House) nas zonas mais escuras e algumas manchas.

A encenação é uma maravilha com o pano de fundo do estúdio a parecer uma casa mas é um trompe d’oeil, os quatro homens são (provavelmente familiares) e a fotografia terá sido captada para celebrar a chegada de um novo menbro à família, o bebé nas mãos do idoso.
Mas o interessante destas imagens é a evocação de uma época passada e mais do que a ‘arte’ interessa-me mais o documento e o registo dos costumes dessa era. A fotografia ainda era um meio desconhecido do grande público, começavam a nascer estúdios para fazer estes retratos de família que vinham agora substituir os quadros de família e assim democratizar o registo de um pedaço de história de cada um.

Olho para estes retratos e pergunto-me quem eram estas pessoas e pela pose e pelos adereços que usam percebe-se que eram pessoas abastadas mas será que ainda hoje têm descendentes? Estes registos permitem-nos mergulhar no tempo de uma forma anónima e, no meu caso, com uma curiosidade enorme de tentar ‘ler’ o que estas fotografias nos tentam dizer.


0 Respostas to “Viagem pelos caminhos da memória”



  1. Deixe um Comentário

Deixar uma resposta

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Modificar )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Modificar )

Connecting to %s


mário venda nova







contactos:

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra


"Eu não quero saber se sou o primeiro a dar a notícia, só me preocupo em ter a informação correcta e fazê-lo bem. Essa é uma pressão diária."

Larry King

trabalhos pessoais


mariovendanova.com
[este é o meu sítio pessoal onde estão os meus projectos já consolidados e acabados]

in every kind of light
[aqui estão os rascunhos dos meus projectos correntes e inacabados]

publicação de fotos

todas as fotografias pertencem aos respectivos autores assinalados e são publicadas apenas no estrito interesse do comentário e crítica sobre fotografia.

recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Colorfoto
[uma das melhores lojas em Portugal, com variedade de equipamentos e preços. simpatia e eficácia com loja online.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

arquivo

stats


Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.