21
Fev
09

serra da cabreira (minho).

serra-da-cabreira(panorâmica efectuada com seis fotos, resultado final graças ao AutoPano Pro)

Acabo de chegar da Serra da Cabreira, no coração do Minho e estou estourado. Meti as fotos o Aperture, exportei os tiffs para as panorâmicas (hoje só uma) e dei já uma pequena vista de olhos. Basicamente hoje foi mais um reconhecimento do que uma sessão preparada e assumida, conheço o local há vários anos mas a sua extensão não permite longos passeios a pé com a mochila carregada de câmaras e lentes, a solução que adoptei foi ir de 4×4 e partir de casa.
É local aprazível, algo deserto, com estradões de terra acessíveis a viaturas 4×4 – podem levar um carro normal mas de facto depois das chuvas as estradas estão em mau estado, com vários pontos de água que dão boas fotografias e bosques de folha caduca com algumas zonas de pinheiral. Nem todas as zonas são acessíveis de viatura e para chegar a alguns pontos é preciso andar e nalguns casos andar bastante. Tem como pontos de interesse a Serra Maça, o talefe (o ponto mais alto onde entretanto instalaram torres eólicas…) e as nascentes do rio Ave. De inverno neva abundantemente e hoje era ainda possível ver os topos das serras circundantes carregadas de neve. É um bom passio e faz-se bem até meados da primavera (Abril/Maio) – esqueça o verão é muito quente – e depois o outono que salpica a serra de tons amarelos e vermelhos dos carvalhais, o inverno é chuvoso e muito frio.
Fauna variada: anfíbios, aves de rapina, esquilos, raposas, javalis e pássaros de várias espécies.

Agora reconheço que fazer 100Km para lá e outros tantos para cá está já no meu limite de paciência e de resistência para conduzir, se somar os 60-70Km que fiz fora de estrada são cerca de 270-280Km para ir fotografar. E nem é uma questão de gasto e/ou de consumo porque o carro (um Fiat Panda 4×4 Cross, se vos interessa) até só gastou cerca de 11€ para fazer este trajecto todo…É mesmo uma questão de paciência.


Deixar uma Resposta




mário venda nova







contactos:

blogue[.]oeds[@]netcabo[.]pt

tlm 965 275 830

skype: elogiodasombra


recursos


Loja 'o elogio' na Amazon
[larga variedade de livros de e sobre fotografia. se comprar via este link recebo uma pequena percentagem.]

Loja 'o elogio' na Amazon.com (EUA)
[igual ao link acima mas para a loja da Amazon EUA, de todas as compras continuo a receber uma pequena percentagem.]

Colorfoto
[uma das melhores lojas em Portugal, com variedade de equipamentos e preços. simpatia e eficácia com loja online.]

Monochrom
[loja boutique, com artigos que não se encontram noutras lojas. os pápeis de impressão fine-art são bons.]

del.icio.us

arquivo

tweets

stats